terça-feira, 27 de dezembro de 2011
FÉRIAS, VESTIBULARES, E AGORA? Veja dicas
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
EDUCAÇÃO FINANCEIRA | Livros do Ensino Fundamental ganham mais conteúdo
A coleção OPEE para o Ensino Fundamental ganhou um módulo exclusivo para a Educação Financeira, aumentando a abordagem do assunto nos livros voltados para as crianças. A novidade preparada para o ano letivo de 2012 é um diferencial importante após um decreto presidencial baixado no final de 2010, pelo ex-presidente Lula, que institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira, com o objetivo de contribuir com a cidadania, eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e pela tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.
“A ideia é contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes, já que as crianças influenciam muito no consumo das famílias. Abordando o tema desde cedo, as crianças aprendem a diferenciar necessidade de vontade e começam a ter noções do que é poupar”, explica a gestora de conteúdo da OPEE, a psicóloga Mariana Gonçalo, que, junto com a pedagoga Regina Schudo, implantou as modificações na coleção. Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2009, quase 40% da decisão de consumo das famílias brasileiras vem da influência das crianças.
“É preciso que as escolas promovam nas salas de aula desde as séries iniciais um ensino voltado não para uma sociedade consumista, mas, sim, para uma educação que permita que as crianças possam realizar os sonhos, e que possam trilhar caminhos para conquistar bens de consumo que sejam necessários e que se desde cedo aprendam a economizar”, defende Regina Schudo. Ela cita como inspiração da novidade o relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, feito para a Unesco e coordenado por Jacques Delors, em que a proposta é de uma educação voltada para os quatro tipos fundamentais de educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser.
A coleção OPEE para o Ensino Fundamental tem, em cada livro, três módulos: descobrindo a si mesmo, aprendendo sobre as profissões e o trabalho e descobrindo a vida financeira. Antes da mudança, os temas ligados ao empreendedorismo ficavam no terceiro módulo, que agora ganhou espaço exclusivo para a educação financeira. Para o Ensino Médio, são quatro módulos: autoconhecimento, escolha profissional, vestibular e processos seletivos e mercado de trabalho.