Água se escreve com poucas letras mas sem ela não haveria nenhuma palavra, nenhum alfabeto, nenhuma ação humana porque nela nasceu e se mantém a vida. Foi na água que surgiram as primeiras células até que a evolução permitisse toda a diversidade que há hoje. E é na água que a vida se refaz.
Em 1992, a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu 22 de março como o Dia Mundial da Água, data em que se concentram discussões sobre temas globais envolvendo essa dádiva preciosa. Discussões mais que pertinentes, já que apenas 3% do total de água de nosso planeta é potável (própria para o consumo), e com a poluição de mananciais esse percentual pode diminuir.
O Brasil ocupa uma posição central nesse tema. Nosso país tem nada menos que a maior reserva de água doce líquida do mundo. E temos, portanto, uma enorme responsabilidade em preservar esse privilégio planetário como um recurso de uso sustentável a todos os brasileiros.
Em suas áreas de atuação, todo e qualquer profissional precisa pensar na água. Desde o engenheiro ou urbanista que constrói sobre mananciais até o chefe de cozinha que prepara suas receitas (sempre usando água), passando pelo artista que escolhe as tintas que usará em suas obras ou o jornalista que escreverá uma reportagem a respeito do tema. Em tudo, a água está envolvida e usá-la corretamente é questão de sobrevivência.
Aproveite, portanto, esta Semana da Água para refletir sobre suas atitudes em todos os dias do ano. Para ajudá-lo, em um de nossos blogs, o www.opeemais.blogspot.com postamos a Declaração Universal dos Direitos da Água.
VOCÊ, PAI/MÃE | Que exemplo dá ao seu filho sobre o uso correto da água? Permite que se desperdice em sua casa? Ou busca maneiras de reaproveitamento e economia, evitando desperdiçar e dando um bom exemplo a todos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário