quarta-feira, 30 de maio de 2012
quarta-feira, 2 de maio de 2012
quinta-feira, 26 de abril de 2012
segunda-feira, 23 de abril de 2012
quinta-feira, 19 de abril de 2012
terça-feira, 17 de abril de 2012
segunda-feira, 9 de abril de 2012
MÊS DO DESCOBRIMENTO | A carta de Pero Vaz e o Brasil
quarta-feira, 4 de abril de 2012
Supervisão lota auditório; seminários acontecem em todo Estado
O encontro de educadores que utilizam a Metodologia OPEE em escolas de todo o Brasil, também chamado de supervisão docente, foi realizado na última sexta-feira em São Paulo e lotou auditório nos períodos da manhã e tarde.
No evento, professores dos ensinos Fundamental e Médio, que trabalham com o material OPEE, puderam assistir a uma aula aberta com o autor da metodologia, Leo Fraiman, além de exposições sobre os eixos da OPEE, a utilização da Educação Financeira como alternativa contra o consumismo infantil, o uso da notícia no ambiente da educação, a união de escola-aluno-família nas novas teias digitais e o desafio da avaliação na disciplina de orientação profissional/projeto de vida.
As supervisões acontecem semestralmente e servem para manter um alinhamento entre a criação/atualização de conteúdos e a sua aplicabilidade em salas de aula. Além delas, este ano a equipe OPEE está realizando seminários por todo o país, começando pelo estado de São Paulo. Diferente das supervisões, voltadas para professores que usam a metodologia, os seminários são abertos a todo o corpo docente das instituições de ensino. O tema do seminário é Educar para Transformar e traz reflexões sobre educar com valores humanísticos e dados inéditos de um estudo acadêmico sobre onde os jovens buscam informações para seus projetos de vida e qual o papel da escola e da família hoje.
Veja abaixo as datas dos seminários e programe todo seu corpo docente para participar!
SÃO PAULO / ZONAS OESTE E NORTE | 24 DE AGOSTO | 13h30-18h NA UNIV. RIO BRANCO
Av. José Maria de Faria, 111
INSCRIÇÕES GRATUITAS PELO E-MAIL OPEE@OPEE.COM.BR
terça-feira, 3 de abril de 2012
segunda-feira, 2 de abril de 2012
O TER, O SER E O TECER - PAIS
O TER, O SER E O TECER - PROFESSORES
O TER, O SER E O TECER - ALUNOS
terça-feira, 27 de março de 2012
PRIMEIRO SEMINÁRIO | Bauru prestigia evento OPEE
terça-feira, 20 de março de 2012
Declaração Universal dos Direitos da Água
Em 22 de março de 1992, foi redigida pela ONU (Organização das Nações Unidas), a Declaração Universal dos Direitos da Água, composta de dez artigos muito importantes para reflexões e atitudes de todos os povos do planeta. Veja:
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
PAIS | Água, tudo a ver com você
PROFESSORES | Água, tudo a ver com você
ALUNOS | Água, tudo a ver com você!
segunda-feira, 12 de março de 2012
ENCONTRO SEMESTRAL DE EDUCADORES OPEE (supervisão)
ALUNOS | O que é uma vida bem vivida
PROFESSORES | O que é uma vida bem vivida
PAIS | O que é uma vida bem vivida
quinta-feira, 8 de março de 2012
MULHER, A FORÇA QUE NÃO É BRUTA
quinta-feira, 1 de março de 2012
ESTE BLOG | MAIS VIDA AOS PROJETOS DE VIDA
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
PAIS | SUPERBEBÊS?
PROFESSORES | SUPERBEBÊS?
ALUNOS | SUPERBEBÊS?
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
NEWS PAIS | 90 anos da Semana de Arte Moderna
NEWS ALUNOS | 90 anos da Semana de Arte Moderna
NEWS PROFESSORES | 90 anos da Semana de Arte Moderna
VOCÊ, PROFESSOR, o que pensa de aproveitar os 90 anos da Semana de 22 e trazer importantes discussões tidas na época, que são muito atuais? O Brasil de hoje, que cresce aos olhos do mundo, também precisa de um novo olhar e novas atitudes por parte dos brasileiros.